Busca

Educando para a Liberdade

2º Encontro Educando para a Liberdade

O segundo Encontro do Projeto educando para a Liberdade em Porto Alegre


A segunda etapa do encontro Educando para Liberdade, no Sul do País, foi realizado com Sucesso em 20/10/2008.

O primeiro primeiro dia do evento, reuniu Mulheres Profissionais da área, que representaram e abordam as Encarceradas.

No painel de palestras, marcou-se as presenças da coordenadora nacional da questão feminina da Pastoral Carcerária, Missionária Heide Cerneka, da humanista, pesquisadora, presidente do Projeto zaP que atende Mulheres encarceradas e egressas, a Jornalista Elizabeth Misciasci, e a Ouvidora da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, e também Advogada, Ana Paula S. Gonçalves.

Realizado no Hotel Embaixador de Porto Alegre, o congresso se estendeu por mais dois dias de palestras e discussões sobre o tema, contando com uma platéia totalmente interessada e voltada às questões prisionais.

O projeto é fruto de parceria com as secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Educação (Seduc) e os ministérios da Educação e da Justiça, além da representação da Unesco no Brasil, com apoio do governo do Japão.

Promovido pela SUSEPE, o encontro é direcionado a professores das casas prisionais, chefias pedagógicas e a agentes penitenciários. O evento que já contou com participações de juízes, promotores e autoridades do sistema carcerário, segue a trajetória na realização de cursos, oficinas e palestras.

O Projeto "Educando para a Liberdade", constitui-se como referência na construção de uma política pública integrada e cooperativa, tanto no âmbito da educação de jovens e adultos, quanto no âmbito da administração penitenciária.

A organização do evento que foi decidido em licitação pela Secretaria da Educação, sendo vencedora a Universidade Regional Integrada (URI), tem como coordenadora regional, a educadora e advogada Sônia Bressan Vieira, e visa à formação de 250 profissionais, para a prática educacional no sistema prisional do Estado, com 112 horas de formação para os integrantes.

Entre os temas pautados, estão questões como a articulação e ação do trabalho, e o impacto da educação no sistema prisional, entre outros.

O projeto estimula a educação, proporcionando uma real aplicação desta, nas unidades prisionais, sendo considerado de extrema importância, por estar ligado a solução para o sistema prisional.

Abordando valores de cidadania e humanização, o projeto é ilustrado com uma citação do líder político Nelson Mandela: "Ninguém conhece verdadeiramente uma nação até ter estado em suas prisões".

Redação zaP!

Matérias Relacionadas


Mais Notícias em Presídios On Line Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário... Presídios On Line em Revista zaP! Dr Içami Tiba e vinte e seis tópicos importantes para Pais e Mães Pais e Mães - Heróis e Heroinas Novas regras em Presídios Femininos. Colônia Penal Feminina e o Presídio Plácido e Silva - PE, recebera mutirão Presídios Femininos da Bahia, entregam às Reeducandas gestantes "kit mãe" Juiz fará um relatório sobre os cárceres de Natal Presídio Feminino Santa Luzia Uma hora na prisão Reabilitação nas Penitenciárias Femininas Uma hora na Prisão Penitenciária Feminina do Maranhão Eventos Municípios se mobilizam contra instalação de presídios PE tem 12 mil sem julgamento A segurança pública em Salvador pede socorro - Artigo Por Valdeck Almeida de Jesus O Voto do Preso Morte e Descaso Penitenciária Feminina Indaiatuba Penitenciária Feminina de Santana medo da represália leva ao silêncio por imposição. Várias denuncias feitas por familiares e até mesmo por alguns funcionários... Presídio Feminino de Três Lagoas, sem definição quanto a reforma Nova Diretora Geral, assume a PF Madre Pelletier. Políticas Especiais para Encarceradas, requer Urgência Denuncias - Penitenciária Feminina Campinas Presídio Feminino de Campo Grande, elege Miss Primavera Educando para a Liberdade em Porto Alegre Operação Ressoar, na Pefem Rondônia Miss Penitenciária eleita em Rondônia Rosa Choque, a evolução e o Perfil do feminil no Crime Aumento da Criminalidade Feminina O Crime mais praticado pelo sexo feminino. Entre os inúmeros problemas que as Mulheres detidas encontram... A Gravidez nos cárceres, Aleitamento Materno, Separação depois do parto, Pais provisórios Visitas nas prisões femininas, contrangimento dos visitantes, e visita íntima Criminalidade Feminina, ambiente carcerário. Perspectivas da Mulher na condição de presa. Rosa Choque, a evolução do feminil no Crime A difícil estádia das Estrangeiras Presas no Brasil. A Sobrevivencia e a Vida na Prisão. Carência afetiva e Homossexualismo nas prisões. Depoimentos brotados dos Presídios de Mulheres. Depois da permanencia Carcerária, meu retrato, Relato. Difícil e Precária Liberdade e Egressas em: Nada mais a Declarar. Mais conteúdo sobre o sistema prisional feminino. Projeto zaP! Alguns ofícios Recebidos, em função do Projeto zaP! Nos Presídios. Alguns momentos do zaP! Presídios Femininos on-line.

Pirotecnia

Pirotecnia, Efeitos Especiais, Starwar, Grupo Flames

Gatti_FX

Pirotecnia, Efeitos Especiais, Gatti Fx, Grupo Flames

Elizabeth Misciasci

Quem Sou - Falo de Mim

06 anos sem Isabella

Indice Caso Isabella

Rachel Lobo

Rachel Lobo Genofre

Caso Pedrinho

Caso Pedrinho de Ribeirão Preto

Caso Talita Teixeira

Caso Talita Teixeira

Luiza Dellinger

Caso Luiza Dellinger

Caso Sophie Zanger

Caso Sophie Zanger

Caso Emily Guedert

Caso Emily Guedert

Caso Aryane Thais

Caso Aryane Thaís Carneiro de Azevedo

Madeleine Mccann

Caso Madeleine Mccann na íntegra e atualizado

Caso Cristina e Halisson

Caso Cristina e Halisson

Caso Jefferson Iotti

Caso Jefferson Ferreira Iotti

Casos de Comoção Social

Casos Polêmicos

Caso Lucas Terra

Caso Lucas Terra

Pais e Mães Heróis

Pais e mães Heróis e heroinas

EUVI

EUVI

Daniela Perez

Glória Perez - vale a pena

Twitter

Siga a Revista zap no Twitter

Celebridades

Celebridades

Poetas em Foco

Poetas em Foco

Embaixadora da Paz

Elizabeth Misciasci Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France

Méritos InBrasCi

Elizabeth Misciasci Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

Gabriela Sou da Paz

Gabriela Sou da Paz

Movimento Giorgio Renan

Movimento Giorgio Renan

Faço Parte

Blog no Comunique-se: Reticências

Site do Comunique-se

Site da Fenaj

Recomendados

Site UNESCO

CEN Carlos Leite Ribeiro

Facebook Elizabeth Misciasci - Revista zaP!

antispam.br

7753190

14