Busca

Maestro João Carlos Martins

Maestro João Carlos Martins Maestro João Carlos Martins é Merecidamente uma Celebridade


Saiba um pouco mais do Nosso Destaque Consagrado, pela parcial

Biografia do Maestro


João Carlos começou seus estudos no dia em que seu pai comprou um piano, ainda menino, com a professora Aida de Vuono. Aos oito anos, seu pai o inscreveu em um concurso para executar obras de Bach e ele venceu seu primeiro de tantos outros que estavam por vir. Começou a estudar no Liceu Pasteur e, com 11 anos, já estudava piano por seis horas diárias. Teve, no Liceu, aula com o maior professor de piano da época -- um russo radicado no Brasil, chamado José Kliass. Sempre buscou a perfeição para se tornar um verdadeiro intérprete. Venceu o concurso da Sociedade Brito de São Petersburgo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical mundial. Foi escolhido no Festival Casals, dentre inúmeros candidatos das três Américas para dar o Recital Prêmio em Washington. Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano. Foi ele quem inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto.

Um amor tão grande pela música, uma dedicação tão intensa e meritória de admiração e respeito. João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.

Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER, que ocorre devido a movimentos repetitivos e causa o estressamento de nervos. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.

Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.

Essa paixão de João Carlos pela música inspirou um documentário franco-alemão chamado Martins Passion, vencedor de quatro festivais internacionais -- FIPA DÓR 2004; BANFF ROCKIE AWARD 2004; CENTAUR c0mo o melhor documentário de longa-metragem, S. Petersburgo; BEST DOCUMENTARY AWARD, Pocono Mountains Film Festival, USA.O documentário franco-alemão sobre a sua vida - "Paixão segundo Martins" - já foi visto por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa. Também já foi exibido em algumas oportunidades na TV aberta no Brasil, no caso a TV Cultura.

“Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: - vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.” - palavras de João Carlos em uma entrevista.

Em "Perdão Fatal", o tempo previsto para a fuga não é suficiente para todos se libertarem e o grupo tenta reduzir a quantidade de participantes. Os detentos tentam se livrar de T-Bag, mas o vilão não pretende desistir tão fácil e tenta cortar, literalmente, alguém do esquema de fuga.

Para agravar a situação, Lincoln (que esta no coredor da morte) agride um guarda para impedir que o plano de seu irmão Michael de evadirem -se, seja descoberto e vai para a solitária acabando isolado, e atrapalhado a cronologia planejada o que faz com que a fuga precise ser adiada. Atrapalhando a planejada cronológicamente evasão.

Em maio de 2004, esteve em Londres regendo a English Chamber Orchestra, uma das maiores orquestras de câmara do mundo, numa gravação dos seis Concertos Branndenburguenses de Johann Sebastian Bach e, já em dezembro, realizou a gravação das Quatro Suites Orquestrais de Bach com a Bachiana Chamber Orchestra. Os dois primeiros CDs já foram lançados (lançamento internacional).

Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.

João Carlos realiza,também, na Faculdade de Música da FAAM, um programa de introdução à música com jovens carentes.

A atuação de resgatar a música para as pessoas que conhecem ou ainda nunca tiveram contato com ela faz parte deste "momento mágico" em que vive o maestro João Carlos Martins. Trabalha diariamente com pessoas de todas as camadas por querer mostrar que realmente "A música venceu!". E consegue.

Maestro João Carlos Martins Regendo


Maestro João Carlos Martins Temporada Bachiana Filarmônica 2009


Abertura da Temporada 2009 em 11 de março de 2009

Aconteceu na Sala São Paulo nesta última quarta-feira, o Concerto de Abertura da Temporada 2009 - Bachiana Filarmônica, sob a Regencia do Maestro João Carlos Martins

A Bachiana Filarmônica é uma orquestra de iniciativa privada que leva a música clássica a todos os seguimentos da Sociedade no Brasil.

Em janeiro de 2007 a orquestra Bachiana Filarmônica levou 2.800 pessoas a um dos maiores templos da música mundial em Nova York, que sob a Regencia do Maestro João Carlos Martins, realizou um concerto em Defesa da Floresta Amazônica.

Dia 23 de maio de 2008, a orquestra voltou a levar outras 2.800 pessoas ao Carnegie Hall, num segundo concerto em defesa da mesma causa.

Estes concertos, foram denominados respectivamente "The One Dollar Concert" e "The Two Dollars Concert", o que, além de despertar enorme interesse na imprensa norte-americana e brasileira, chamou a arenção do público em geral e resultou em contribuições efetivas para vários projetos de conscientização e conservação ambiental.

A abertura da Temporada 2009 lotou a sala São Paulo e contou com diversas celebridades, entre os ilustres convidados, estavam Paulo Coelho, o Ator Marcos Frota, o cantor e compositor Zezé de Camargo, o Poeta e também compositor Miguel Rúbio entre outros.

BACHIANA FILARMÔNICA

Regência João Carlos Martins em 11/03/2009


Sala São Paulo - Com somatória de informações de Diversas Mídias

Revista zaP!
Celebridades
Vejam todas as Nossas Merecidíssimas Celebridades

Chitãozinho e Xororó em apresentação com Maestro João Carlos Martins Glória Perez Millôr Fernandes Leina Crespi Jô Soares Dr Roberto Marinho João Saad Miguel Falabella Maestro João Carlos Martins Papa Bento XVI Ruth Cardoso Drª Delasnieve Daspet Dr. Mauricio Kuehne Padre Julio Lancelotti Dr. Tarso Genro Zélia Gattai Dr Octavio Frias Luciano Huck Miguel Rubio Leonardo Julinho do Carmo Dercy Gonçalves Artur da Tavola Seu Nenê Elizabeth Misciasci - Editora de Conteúdo, Colunista e Cônsul Penha Poetas del Mundo NEWS zaP! Revista zaP!

Elizabeth Misciasci

Quem Sou - Falo de Mim

06 anos sem Isabella

Indice Caso Isabella

Caso Pedrinho

Caso Pedrinho de Ribeirão Preto

Rachel Lobo

Rachel Lobo Genofre

Caso Talita Teixeira

Caso Talita Teixeira

Luiza Dellinger

Caso Luiza Dellinger

Caso Sophie Zanger

Caso Sophie Zanger

Caso Emily Guedert

Caso Emily Guedert

Caso Aryane Thais

Caso Aryane Thaís Carneiro de Azevedo

Madeleine Mccann

Caso Madeleine Mccann na íntegra e atualizado

Caso Cristina e Halisson

Caso Cristina e Halisson

Caso Jefferson Iotti

Caso Jefferson Ferreira Iotti

Casos de Comoção Social

Casos Polêmicos

Caso Lucas Terra

Caso Lucas Terra

Pais e Mães Heróis

Pais e mães Heróis e heroinas

EUVI

EUVI

Daniela Perez

Glória Perez - vale a pena

Twitter

Siga a Revista zap no Twitter

Celebridades

Celebridades

Poetas em Foco

Poetas em Foco

Embaixadora da Paz

Elizabeth Misciasci Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Suisse/France

Méritos InBrasCi

Elizabeth Misciasci Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

Gabriela Sou da Paz

Gabriela Sou da Paz

Ceci Cunha Queremos Justiça

Ceci Cunha Queremos Justiça

Movimento Giorgio Renan

Movimento Giorgio Renan

Faço Parte

Blog no Comunique-se: Reticências

Site do Comunique-se

Site da Fenaj

Recomendados

Site UNESCO

Sindasp

CEN Carlos Leite Ribeiro

Facebook Elizabeth Misciasci - Revista zaP!

antispam.br

7331770

18