e-Books Incríveis para Você! Leia o Boletim e Cadastre-se!
 
 
Penitenciária Feminina Sant'Ana
Volta à Página Anterior

 

Setembro de 2008

-Mais sobre a Penitenciária Feminina de Sant'ana atualizada em Janeiro 2009 aqui

Penitenciária Feminina Santana parte galeria

Creative Commons License
Penitenciárias Femininas by zaP! Elizabeth Misciasci is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.eunanet.net.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistazap.org

Por: Elizabeth Misciasci

 

Inaugurada em dezembro de 2005, a unidade prisional de Santana ou Penitenciária Feminina de Sant'Ana, já foi palco de muitas movimentações e denuncias.

 

Penitenciaria Feminina de Santana entrada

Penitenciaria Feminina de Santana entrada com acesso a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo e Coordenadoria.


Dirigida no início, com Mestria por uma das mais competentes e maiores experts em cárceres femininos, Drª. Maria da Penha Risola Dias (foto), hoje, encontra-se sob a Direção Geral do também competentíssimo Mauricio Guarnieri.

Drª Maria da Penha Risola Dias

Drª Maria da Penha Risola Dias

A Penitenciária Feminina de Santana é o maior complexo Feminino da América Latina, a unidade que era a unidade prisional masculina conhecida como P.E. (Penitenciária do Estado), começou a ser reforma no ano de 2001, após uma rebelião, onde os sentenciados que lá cumpriam penas, foram gradativamente transferidos até o ano de 2004.

Porém a reforma no prédio, (hoje tombado pelo Patrimonio histórico) nunca teve as respectivas obras completamente concluídas.

A inauguração da hoje PFS (Penitenciária Feminina de Santana - Sant'Ana) foi um evento rápido, assim sendo, parte da massa carcerária ou seja, as reeducandas das unidades prisionais de Franco da Rocha, Butantã e Penitenciária Feminina do Tatuapé, começaram a ocupar os pavilhões um e dois, antes do complexo concluir as reformas.

Reiterando que, além de não estar completamente pronta para receber a população carcerária feminina, as dificuldades foram se somando, já que as mulheres presas que lá chegavam, não vislumbravam nem a remissão de pena, pois não haviam oficinas de trabalho.

Mesmo com todo o Know-How que é peculiar à grande Mestra Drª Maria da Penha Risola Dias, há trinta e cinco anos atuando diretamente com mulheres encarceradas, a unidade acabou passando por duas rebeliões, sendo a segundo, na ocasião dos atentados em São Paulo (maio de 2006).

Todo o empenho, que possibilita a sentenciada a obter uma profissão e lhe garante uma vaga de trabalho, tão procurada, disputada e difícil em qualquer Unidade Prisional, principalmente na PFS, já que a massa carcerária, é a maior da América Latina, chegou a ser um problema "menos grave" já que as Rebeliões ultrapassaram as expectativas e destruíram parte de um belíssimo trabalho que estava sendo desenvolvido pela Drª Penha.

Diante de uma mudança na Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo e esta em virtude das Rebeliões no Estado, o então Secretário Dr. Nagashi Furukawa, pediu afastamento do cargo que ocupou por tantos anos, assumindo então o atual Secretário de Administração Penitenciária, Dr. Antonio Ferreira Pinto.

Empossado, o novo Secretário declinou então a Mauricio Guarnieri á Administração Geral da Penitenciária Feminina de Santana.

Penitenciária Feminina de Santana

Penitenciária Feminina de Santana

Mauricio Guarnieri, que possui um riquíssimo curriculum dentro do Sistema Prisional masculino, com muitas dificuldades, vem tentando driblar as denúncias e ocorrências dentro da unidade. Assim sendo, acompanha passo a passo os pedidos de benefícios das reeducandas, mantendo a disciplina dentro da unidade. Contudo, isso não impede que "atentados" (como o que ocorreu com duas funcionárias, que foram espancadas dentro da unidade em 30 de julho de 2008) sejam exercidos na Santana.

Mesmo diante destas situações, Mauricio Guarnieri, acelera a parte de benefícios das internas junto á Vara de Execuções Criminais e está em fase conclusiva do hospital e maternidade da unidade.

 

Creative Commons License
Prisão Feminina e Sociedade by Elizabeth Misciasci zeP! is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.revistazap.org.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.eunanet.net/beth/index.php.

Creative Commons License
 *Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-*Sem a autorização da Autora <Elizabeth Misciasci>Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, clique aqui ,ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

Leia Mais Aqui

Presídios de Pernambuco, recebem relatoria. Casadas com O crime - Livro de Josmar Josino Políticas Especiais para Encarceradas, requer Urgência Caso Isabella na íntegra. Mais sobre a Penitenciária Feminina de Santana (Sant'Ana) Denuncias insolúveis na Penitenciária Feminina de Campinas Denuncias - Penitenciária Feminina Campinas Presídio Feminino de Campo Grande, elege Miss Primavera Educando para a Liberdade em Porto Alegre Penitenciaria Feminina de Teresina Operação Ressoar, na Pefem Rondônia Miss Penitenciária eleita em Rondônia Penitenciárias Femininas em Notas. Presídios de Femininos Notícias.

-Presídio Eletrônico - On-Line

-Penitenciária Feminina Sant'Ana

-Penitenciária Feminina de San'Ana 2

-Penitenciaria Feminina Campinas - Denuncias

-Penitenciaria Feminina Campinas 2

-Penitenciária Feminina Talavera Bruce - Bangu

-Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May no MT

-Penitenciária Feminina Paraná

-Penitenciária Feminina Piauí

-Penitenciárias Femininas em Notas, Notícias e Eventos

-Penitenciarias Femininas em Noticias

-Penitenciárias Femininas - Noticiando

 
  Volta à Página Anterior