Colunista

Elizabeth Misciasci

Ponto de Encontro

Arquivo

Revista em quadrinhos sobre câncer de mama será lançada no Teatro Afonso Arinos

Postado por Elizabeth Misciasci em 19/04/2011 15:51:00


















A revista Multiplica Replica será lançada oficialmente na quarta-feira, dia 27 de abril, a partir das 9h no Teatro Afonso Arinos, localizado à Praça Visconde de Mauá, 305, Centro – Petrópolis/ RJ.

O projeto intitulado Multiplica Replica tem por objetivo distribuir material lúdico e educativo sobre a saúde da mama e o câncer de mama em formato de história em quadrinhos. A revista será uma ferramenta para educadores de dez escolas públicas da cidade de Petrópolis. A idéia é propiciar aprendizagem contextualizada sobre a saúde da mama, desenvolver o pensamento crítico e auxiliar a identificar situações que indicam um alerta ao câncer de mama.

Em Petrópolis foram diagnosticados 115 novos casos de câncer de mama em 2009 e 112 em 2010. Os números são do CTO - Centro de Terapia Oncológica, onde as mulheres realizaram o tratamento e, portanto, não são dados definitivos da cidade, pois existe um número considerável mulheres que se tratam fora do município.

De acordo com Renata Pacheco, fisioterapeuta oncológica e líder do projeto, a prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e às características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. “Novas estratégias de rastreamento factíveis para países com dificuldades orçamentárias têm sido estudadas e, até o momento, a mamografia, para mulheres a partir de 40 anos, é recomendada como método efetivo para detecção precoce”, explicou.

A revista que é o resultado de um projeto patrocinado pelo Programa de Incentivo a Projetos Comunitários Susan G. Komen e do Instituto Internacional de Educação e que tem como parceiros o CTO – Centro de Terapia Oncológica, APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, Prefeitura Municipal de Petrópolis e Secretaria de Educação, tem por meta favorecer o desenvolvimento postural precoce, estabelecer procedimentos saudáveis e efetivos frente à saúde da mama através das discussões geradas dentro das escolas, aquecer os aspectos culturais, éticos e emocionais do aluno acreditando no poder mobilizador que crianças bem informadas possuem diante de pais e familiares.

Multiplica Replica conta a história de Maria Eduarda, a Duda, uma adolescente rebelde que assiste sem muito interesse a aula de ciências e não percebe que o professor está alertando em relação aos perigos do câncer de mama. Ao fim da aula cada aluno recebe uma revista em quadrinhos que trás instruções para que os adolescentes ajudem na conscientização de suas mães da importância dos exames para prevenção do câncer de mama.

No decorrer da história Duda vai para casa sem nem mesmo olhar a revista, mas sua mãe se interessa pela publicação. Naquela mesma noite após folhear a revista a mãe vai tomar banho e percebe um endurecimento da sua pele na região da mama. Ao sair do banho a mãe pega e lê todo o conteúdo da revista e pensa que nunca fez a mamografia.

A partir daí a mãe de Duda faz os exames necessários e descobre que realmente está com câncer. O desespero da adolescente se transforma em vontade de entender melhor a doença e divulgá-la aos amigos.

O texto escrito pela Pedagoga Daniela Carvalho possui linguagem simples e clara e adequada para os adolescentes de 13 a 17 anos que estão cursando do 6º ao 9º ano Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. As escolas agraciadas com o projeto serão: E. M. Josemar Contage (Corrêas), Colégio Padre Corrêa (Corrêas), E.M. Amadeu Guimarães (Cascatinha), E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcanti (Itamarati), E.P. Loteamento Samambaia (Samambaia), E. M. Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra (Carangola), E. São Geraldo (Carangola), E.M. Monsenhor Cirillo Calaon (Jardim Salvador), E.M. Monsenhor João de Deus Rodrigues (Pedro do Rio) e E.M. Augusto Pugnaloni (Itaipava).

Os desenhos e a diagramação foram realizados pelo publicitário Raphael Faria e a coordenação de produção foi de responsabilidade da Comunicação Livre, através da jornalista responsável Carla Coelho e do sócio Wagner Rezende.

Dentre os principais aspectos do projeto, Renata lembra que ele tem como meta educar as crianças para a visão de cuidar. “A revista deve atingir as crianças as mães e a família como um todo, já que o princípio básico é estimular os docentes a cumprir seu papel social e também que a educação na saúde da mama como parte integrante do ensino nas escolas e para tal é necessário o envolvimento de toda a sociedade educacional”, lembrou.

Como parte do projeto será realizada a capacitação e distribuição das revistas aos diretores, em seguida os professores vão desenvolver o tema nas escolas, logo após isso será aplicada uma avaliação do entendimento do assunto, dando continuidade haverá exposições dos trabalhos e para finalizar diretores, professores e alunos envolvidos vão participar da caminhada Saúde da Mama, uma nova caminhada, que faz parte do Outubro Rosa.

SERVIÇO
Lançamento “Multiplica Replica”
Data: 27/04/2011
Horário: 09h
Local: Teatro Afonso Arinos
Praça Visconde de Mauá, 305
Centro – Petrópolis/ RJ

MULTIPLICA REPLICA
Público alvo: 13 a 17 anos
Tiragem: 4.000
Tamanho: 15x21cm fechado
Acabamento: 2 grampos
Miolo
Papel: reciclato
Gramatura: 75g
Cores: 4/4
Páginas: 24
Capa
Papel: reciclato
Gramatura: 120g
Cores: 4/4

Líder do projeto: Renata Pacheco
Vice líder: Sonia Miller Meira
Equipe: Ana Cristina Coelho Mattos, Maria Angélica Silveira e Patrícia Portugal
Coordenação de produção: Carla Coelho e Wagner Rezende (Comunicação Livre)
Jornalista responsável: Carla Coelho - MTB 31160/RJ
Texto: Daniela Carvalho
Desenhos e diagramação: Raphael Faria
Parceiros: CTO – Centro de Terapia Oncológica, APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, Prefeitura Municipal de Petrópolis e Secretaria de Educação.
Patrocínio: Programa de Incentivo a projetos Comunitários Susan G. Komen e Instituto Internacional de Educação

Escolas Municipais
1- E. M. Josemar Contage (Corrêas)
2- Colégio Padre Corrêa (Corrêas)
3- E.M. Amadeu Guimarães (Cascatinha)
4- E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcanti (Itamarati)
5- E.P. Loteamento Samambaia (Samambaia)
6- E. M. Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra (Carangola)
7- E. São Geraldo (Carangola)
8- E.M. Monsenhor Cirillo Calaon (Jardim Salvador)
9- E.M. Monsenhor João de Deus Rodrigues (Pedro do Rio)
10- E.M. Augusto Pugnaloni (Itaipava)

APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos
Shopping Alberto Pereira Dias
Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232
Alto da Serra – Petrópolis/ RJ


Da Redação Revista zaP!
imprensa@revistazap.org
Com Informações:

Comunicação Livre
Carla Coelho
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação (Jornalismo)

Comentários (0)

Ver Comentarios deste Post  Comentar este Post  Enviar para  Amigos  Imprimir este Post

antispam.br

7634548

11