Colunista

Elizabeth Misciasci

Ponto de Encontro

Arquivo

Lançamento da obra As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade da Editora Peirópolis

Postado por Elizabeth Misciasci em 30/04/2012 20:32:00

AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE


Lançamento da Editora Peirópolis apresenta estudo inédito sobre a Convenção Relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco de 1972.


FICHA TÉCNICA



Título: As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade

(2ª edição - revista e ampliada)

Autor: Fernando Fernandes da Silva

Formato: 16 x 23 cm

Capa: brochura

Nº de páginas: 232

ISBN: 978-85-7596-248-0

Preço: R$ 36,00



A Editora Peirópolis lança no dia 3 de maio, às 19h, na Livraria da Vila / unidade Lorena, em São Paulo, o livro As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade, em coedição com a Edusp (Editora da USP), de autoria do advogado e mestre em Direito Internacional Fernando Fernandes da Silva. O livro traz um estudo aprofundado e inédito sobre a Convenção Relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, aprovada em 1972, e é considerado pelos especialistas como referência no tema.



Reconhecida pela sua originalidade, a obra proporciona aos estudiosos e operadores da proteção do patrimônio cultural brasileiro a estrutura, o funcionamento e os mecanismos da Convenção da Unesco (1972), organização que lidera a cooperação internacional pela preservação do patrimônio cultural e natural da humanidade.



O autor faz uma análise histórica do conceito de bem cultural e leva o leitor à reflexão sobre os diferentes aspectos da tutela oferecida atualmente às cidades brasileiras inclusas na Lista de Patrimônio Mundial, revelando com clareza e objetividade os meandros da convenção que rege a cooperação e a assistência internacional aos bens culturais.



A obra As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade é apresentada pelo advogado especialista em Terceiro Setor, Eduardo Szazi, que destaca a importância do trabalho realizado por Fernando Fernandes da Silva. “É, sem dúvida, uma obra importante para aqueles que, apreciadores da cultura, veem no patrimônio mundial uma oportunidade de reflexão sobre os laços que unem as nações do mundo, em tempos tão conturbados por diferenças”, completa Szazi.



Segundo o autor, até o início do século XX, o conceito de proteção estava ligado à ideia de preservação em face da guerra, período denominado pela doutrina como “proteção em tempos de guerra”. Após 1945 foram incluídos no tema outros fatores de risco, como a destruição do meio ambiente, o crescimento desordenado das cidades e uma noção de progresso que desconsidera os valores sociais, denominada de “proteção em tempos de paz”.



Temas fundamentais, como os critérios e as diferentes etapas de inscrição de um bem cultural na Lista de Patrimônio Mundial, garantem aos que se dedicam ao assunto um conhecimento aprofundado e crítico.Além disso, outros temas de destaque, como a legislação que se relaciona direta ou indiretamente com a Convenção, fornecem aos que buscam no Direito o entendimento da matéria.





Sobre o autor:

Advogado, consultor do Szazi Bechara Advogados Associados, mestre e doutor em Direito Internacional Público pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de Direito Internacional do Meio Ambiente no curso de especialização de Direito Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP/Nisam. Atualmente, é professor de Direito Internacional Público e Privado da Faculdade de Direito de Sorocaba; também professor de Direito Internacional Público e Privado da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos; do seu programa de mestrado em Direito Internacional e Ambiental e do seu programa de Doutorado em Direito Ambiental Internacional.



Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br



Lançamento: As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade

Com sessão de autógrafos com o autor Fernando Fernandes da Silva

Quando: 03 de maio

Onde: Livraria da Vila – Lorena – Piso Superior

Horário: das 19h às 21h30

Endereço: Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista – São Paulo - SP

Telefone: (11) 3062-1063

Comentários (0)

Ver Comentarios deste Post  Comentar este Post  Enviar para  Amigos  Imprimir este Post

antispam.br

7637920

17