Colunista

Clevane Pessoa

Noticiando

Considerações sobre Vou Abrir Minha Igreja e Já Volto - de Helio Schwartsman-por Clevane Pessoa

Postado por Clevane Pessoa em 22/02/2010 14:04:00

Considerações sobre Vou Abrir Minha Igreja e Já Volto - de Helio Schwartsman-por Clevane Pessoa



Imagem:Maria e Jesus Menino-versão chinesa (fonte da imagem:http://afamiliacatolica.blogspot.com/2008_12_01_archive.html)

Essas imagens são meramente ilustrativas do contexto.Muita Virgens Marias-das imagens negras africanas a Nossa Senhora de Guadalupe- conhecidas pelo nome das cidades onde são cultuadas , das circunstências de seu descobrimento, qual "Nossa Senhora Aparecida" em .paulo ou N.Senhora de Nazaré (a do Círio de mesmo nome, festa anual em Belém , Pará) , de sua História, qual N.Senhora de Fátima, ou nominadas pelas qualidades atribuídas -de Nossa Senhora Desatadora dos Nós a Nossa senhora dos anjos- revelam que a mariologia independe de Raça, País, ou seja lá o que mais for.

Considerações breves sobre Igrejas, templos ,crenças e assuntos afins.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes,

O grande poeta Plínio Sgarbi é um sentinela do status quo e manda-me esse texto de Hélio Schwartsman -veja abaixo (Folha de S.Paulo) :Vou abrir minha igreja e já volto!!!!!!-.
Dada a proliferação de igrejas, há que se estudar o fenômeno do pastores e ovelhas.Quando meu consultório era no trecho da Rua S.Paulo, aqui em Belo Horizonte, entre a Av.Bias Fortes e Álvares Cabral, todos os dias eu passava da primeira à Av.Augusto de Lima , onde há um templo.Causava-me espécie que houvesse uma arara (cabide de roupas, explico , para o caso de alguém de outro idioma precisar saber ) , com paletós dependurados.
O mais humilde fiel, que não tinha o seu, deveria alugá-lo, não não teria permissão para ser curado, salvo do inverno ou mesmo orar.Nessa mesma igreja, o microfone alcançava tais decibéis, que uma violinista da Fundação Clóvis Salgado, ficava sem poder ensaiar, e teve de dar queixa, exasperada, à véspera de consertos e tendo de ensaiar.Morava num prédio da Rua Guajajaras, bem ao lado .

Fizeram um shopping, pouco abaixo, que não foi para frente, então, hoje, é uma igreja a mais.Passamos pelo prédio e ouvimos- e é bonito ouvir , quando se passa, a tessitura das vozes, fiéis cantantes e emocionados - o que é desagradável é ouvir pessoas serem ameaçadas por uma voz troante, ao microfone, no jargão próprio de cada culto e seus mentores, com o inferno, o diabo -mais nominado por "satanás"- caso não sejam as ovelhinhas mansas esperadas.E pagantes.

E quando eu ia de carro, passava pela esquina da Av.Bias Fortes com Timbiras, erguia-se um belo templo , gigantesco, a passos largos, na esquina.Ficou pronto, dadas as dimensões , em tempo curto .Diz-se que é preciso pagar para fazer um tour, agora que está pronto.Uma espécie de Museu da moderna tendência de homens serem arrebanhados, ovelhas sedentas de emprego ou paz, fé ou dinheiro.Mas, preconizam, o dízimo, se pago correta e frequentemente, dará ao fiel muito mais dinheiro. Os pobres descobrem que ganhar dinheiro é um direito, é possível, é bom. Verdade.Isso os enche de alento.Mas ganharão, desde que doem parte ao mentor e à igreja.O dízimo é justo - afinal é preciso manter as despesas de um espaço, os salários , mas não deve ser obrigatório .Já vi uma professora dar metade do que ganhava, na esperança de multiplicar seus ganhos.Já tive uma ajudante que , ao morrer a filhinha e ser auxiliada para o enterro, em meio ao pranto, pediu-me que calculasse,do que recebera, o dízimo exigido pelo seu Pastor. Detalhe importante :o marido e pai estava desempregado, ela labutava com faxina-e o pastor , morava em uma "mansion house" com piscina e tudo.Os pobres haviam se cotizado, o pouquinho sobrado serviria para ela cuidar do outro filho e comprar comida.Tal a indução cerebral, o condicionamento de doar para a igreja, que em meio à dor, ela ainda se preocupava em pagar o dízimo.



Em todas as eras, pessoas se agruparam para orar. Na Grécia arcaica, os bosques e suas divindades eram o espaço para o encontro com o Divino. Entre os primeiros cristãos, as catacumbas eram seus lugares de encontro com o sagrado e as lições de Cristo, a comunhão e o apostolado.Colonizadores, em todos os tempos, traziam sua Bíblias, e tentavam retirar á força, as crenças na natureza de nativos e pagãos.Convertidos, vestidos,os povos que antes eram donos da terra -conforme aconteceu nas Américas- apesar da conversão, continuavam sendo vistos a menor, em péssimas condições de vida, assim aconteceu com as belíssimas e ricas civilizações da América Latina e Estados Unidos da América.sem passar pelos judeus convertidos,ao catolicismo, ” marranos” e afins, que sempre fizeram sua rica tradição passar oralmente para a família e às escondidas, muitos mantinham o Sabá e outras obrigações e comemorações do Judaísmo. Sou contra qualquer discriminação.Conforme um aforismo, sobre preconceito, “o melhor, não presta”.

Os missionários, de qualquer crença ou religião ,onde chegam-desde os países orientais, à mãe África , queriam trocar tudo, até o nome das pessoas.Hajam Marys, Joshuas, Paulos, Pedros, Felipes, convertidos , ou seja, com todo o peso desse adjetivo: visceralemente cirados ao avesso, sujeitados a lavagens cerebrais, mas sempre vistos de forma preconceituosa - e ao estudar atentamente o sincretismo religioso brasileiro, qualquer pesquisador chegará às relações de dominador e dominado, senhor e escravo, pastor e ovelhas.Porque este animalzinho: porque seu território é delimitado, obedecem a gestos, cajados, mesmo à flauta de seu guia . Não atravessarão cercas, não ultrapassarão limites-mesmo ou que não existem de fato.A elas, falta energia vital.Aos homens dominados, não resta elan, auto estima, na maioria das vezes.É evidente que a criatividade humana não tem limites.Dado que a Fé verdadeira está internalizada e que o corpo é um templo e dentro do coração e da alma, pode-se recriar a própria crença, trocar os nomes dos deuses-qual aconteceu no Brasil com os negros vindos da África, na condição de escravos - e continuar unido à divindades e às deiades..Se Iemanjá é exatamente, Maria, que importa? Importa que uma figura feminina de peso espiritual - ou seja, levíssima e bela, mas grandiosa- atrai seus fiéis, que nela depositam fé e esperança, louvores e tradições, algumas vezes já confundidas com folclore.

Lugares para se encontrar e louvar, agradecer-pedir é o que mais se faz, usualmente-podem ser quaisquer uns: terreiros, praças, esquinas, salas e salões e as igrejas que enchem de orgulho a comunidade que as obteve-fora as herdadas, patrimônios da Humanidade, quando para edificar uma catedral, por exemplo, obedecia-se a sagradas leis matemáticas e esotéricas, para medidas e simbolismos consistentes.Estudem sobre Chartres, um exemplo apenas, onde as rosáceas,o ádrio, os vitrais, os altares, tudo tem sua razão perene de ser.Tudo transformado em segredos e mistérios. Na ONG Casa Arte Pela Paz, mantida pela Banda Dominus,de missionários católicos , um dos cômodos do sobradinho, tem ícones, almofadas no chão.E é a capela, moderna e aconchegantes: lá fizemos muitas reuniões para o evento Paz e Poesia em clima de harmonia e alegria. O sobradinho, onde jovens aprendem técnicas vocais, capoeira e uma série de outras benesses, fica logo abaixo do mega templo que citei acima.

Não estou aqui pesando ou analisando crenças.Apenas registrando observações reais.Isso ajuda a termos a liberdade da expressão e do entendimento do róprio tempo e suas variáveis múltiplas e multifacetadas.Na capela da arte pela paz, nós, poetas, formávamos um a plêiade poética, mas de crenças variadas.Tivemos dos fiéis ao falso profeta, mas a triagem natural sempre acontece.E os que restaram congraçados, estão até hoje-sempre o grupo aumentando. E o lugar, nos entrelaçava mais.

Conheço pastores e padres fantásticos, líderes espirituais de boa cepa.Aprecio muito o ecumenismo e suas manifestações antipreconceituosas, com respeito pelo Outro e sua religiões.O velho adágio diz que "todos os caminhos levam a Deus", quando declara que "todos os caminhos levam a Roma".A prática da caridade , pelos Espíritas, encanta-me, as práticas umbandistas fascinam-me,...Conheci um padre católico, no Sul de Minas, que durante anos, fez quermesses para construir a torre da igreja.Comprou um veículo-para ajudar a ir longe, ministrar Extrema Unção, por exemplo- e pouco antes de minha família se mudar, fugiu com todo o dinheiro arrecadado.Já soube de meninas seduzidas por seus pastores-pobres ovelhinhas- e sei de seitas que escravizam seus fiéis, mas isso, é entre eles e o Alto.De minha parte, busco pessoas do Bem e pacíficas.Apenas.A penas.Por deuses, pelas deusas.Acompanhei trabalhos magníficos de catequese com crianças e adolescentes, em templos vários e religiões várias.O que importa, é a semeadura , a lisura, a dignidade, com que se repassam crenças e se ajudam ao próximo.

Quanto ao artigo abaixo, o toque de humor-e somente os verdadeiramente sagazes conseguem ser humoristas sem necessidade de apelações diretas, apenas nos aponta uma verdade inconteste:é possível a qualquer um , abrir sua igreja, com pouco dinheiro e provavelmente enriquecer com o trabalho pastoral.Uma tendência dos tempos hodiernos no Brasil.

Mas leia sem discriminar as religões, leia neutramente, para informar-se.E deixe que a fé há de se propagar, até mesmo entre os que são "ateus , graças a Deus", muitas vezes, bem melhores que fariseus...Com rima e tudo!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Filósofa Honoris Causa em Filosofia Universal
Doutora em Philosofia -PHI ela
ALB/CONALB

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Plínio_Sgarbi
Data: 20 de fevereiro de 2010 21:55
Assunto: Vou abrir minha igreja e já volto!]

Vou abrir minha igreja e já volto!!!!!!



Folha de São Paulo, 03/12/2009

O primeiro milagre do "Heliocentrismo".

Hélio Schwartsman

“Eu, Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter
do jornal, decidimos abrir uma igreja. Com o auxílio técnico do departamento
Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo
Gasparian Advogados, fizemo-lo. Precisamos apenas de R$ 418,42 em taxas e
emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos). É tudo muito simples.
Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso.
Tampouco se exige número mínimo de fiéis.
Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado EvangÉlio e seu
CNPJ, pudemos abrir uma conta bancária na qual realizamos aplicações
financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios
fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de
qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a
renda ou * os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as
quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássemos a coisa adiante,
poderíamos nos livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens
colocados em nome da igreja.
Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se
organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes.
Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar
obrigatório (já sagrei meus filhos Ian e David ministros religiosos) e direito a
prisão especial.*”
VEJAM MAIS EM
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u660688.shtml

Alguns curiosos nomes de "igrejas" no Brasil.

- Igreja da Água Abençoada
- Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
- Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
- Congregação Anti-Blasfêmias
- Igreja Chave do Éden
- Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta (????)
- Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
- Igreja Batista Ô Glória!
- Congregação Passo para o Futuro
- Igreja Explosão da Fé
- Igreja Pedra Viva
- Comunidade do Coração Reciclado
- Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
- Cruzada de Emoções
- Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
- Congregação Plena Paz Amando a Todos
- Igreja A Fé de Gideão
- Igreja Aceita a Jesus
- Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém (do Pará?????)
- Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
- Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)
- Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
(quem perder vai ficar!!!)
- Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
- Comunidade Arqueiros de Cristo
- Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
- Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
- Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo
- Igreja Palma da Mão de Cristo
- Igreja Menina dos Olhos de Deus
- Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
- Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D'Água
> Igreja Batista Ponte para o Céu
- Igreja Pentecostal do Fogo Azul
- Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
- Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
- Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
- Igreja Filho do Varão (Opa!!! Se puxar o pai vai se dar bem!!!!)
- Igreja da Oração Eficiente
- Igreja da Pomba Branca
- Igreja Socorista Evangélica
- Igreja 'A' de Amor
- Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
- Igreja do Amor Maior que Outra Força
- Igreja Dekanthalabassi
- Igreja dos Bons Artifícios
- Igreja Cristo é Show
- Igreja dos Habitantes de Dabir
- Igreja 'Eu Sou a Porta'
- Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo
- Igreja da Bênção Mundial
- Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
- Igreja Barco da Salvação
- Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
- Igreja Sinais e Prodígios
- Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
- Igreja do Manto Branco
- Igreja Caverna de Adulão
- Igreja Este Brasil é Adventista
- Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) (????????)
- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
- Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando
- Ministério Eis-me Aqui
- Igreja Evangél ica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
- Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará
- Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos
- Igreja Evangélica Facho de Luz
- Igreja Batista Renovada Lugar Forte
- Igreja Atual dos Últimos Dias
- Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
- Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas
- Igreja Evangélica Bola de Neve
- Igreja Evangélica Adão é o Homem
- Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
- Ministério Maravilhas de Deus
- Igreja Evangélica Fonte de Milagres
- Comunidade Porta das Ovelhas
- Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica (Você senta, Jesus levanta????)
- Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
- Igreja Evangélica Luz no Escuro
- Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim (Só no fim?????)
- Igreja Pentecostal Planeta Cristo
- Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos
- Igreja Evangélica Pentecos tal da Bênção Ininterrupta
- Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés
- Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão
- "Igreija" Evangélica Muçulmana Javé é Pai
- Igreja Abre-te-Sésamo
- Igreja Assembléia de Deus Adventista Romaria do Povo de Deus
- Igreja Bailarinas da Valsa Divina
- Igreja Batista Floresta Encantada
- Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder
- Igreja do Louvre
- Igreja ETQB, Eu Também Quero a Bênção
- Igreja Evangélica Batalha dos Deuses
- Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem
Pecados (é o Cristo em pessoa!!)
- Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior
- Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida
- Igreja Pentecostal Marilyn Monroe (???????)
- Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo
- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (Londrina - PR)
- Igreja Pentecostal Trombeta de Deus (Samambaia - DF )
- Igreja Pentecostal Alarido de Deus (Anápolis - GO)
- Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo (Anápolis - GO)
- Igreja Batista Coluna de Fogo (Belo Horizonte - MG)
- Igreja de Deus que se Reúne nas Casas (Itaúna - MG)
- Igreja Evangélica Pentecostal a Volta do Grande Rei (Poços de Caldas -
MG)
- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia (Uberlândia - MG)
- Igreja Evangélica a Última Trombeta Soará (Contagem - MG)
- Igreja Evangélica Pentecostal Sinal da Volta de Cristo (Três Lagoas - MS)
- Igreja Evangélica Assembléia dos Primogênitos (João Pessoa -PB)
- Ministério Favos de Mel (Rio de Janeiro - RJ)
- Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro - RJ)
Rir ou chorar? Qual a intenção, origem e motivação por trás de tanta "diversidade"?
GANHA-SE DINHEIRO (muito), TUDO ISENTO DE IMPOSTOS;
"LAVA-SE" DINHEIRO E TUDO O MAIS QUE A SUA IMAGINAÇÃO "CRIATIVA" QUISER
PÔR EM PRÁTICA. Financiam campanhas para manter o controle do PODER (a famosa
"bancada evangélica") é poderosíssima, criam leis que os beneficiam, fazem negociatas,
enfim, o Brasil é mesmo um "tesouro" para todos os religiosos"!
Postado por Clevane pessoa de Araújo Lopes às 05:40
Marcadores: Considerações sobre Vou Abrir Minha igreja e Já Volto - de Helio Schwartsman-por Clevane Pessoa
--
Busco amigos verdadeiros , qual o mergulhador em águas profundas, busca as melhores ostras para achar a pérola.O que resta, pode ser lindo qual o abalon, o nácar,a madrepérola, mas jamais terá o mesmo valor...Clevane Pessoa

Comentários (0)

Ver Comentarios deste Post  Comentar este Post  Enviar para  Amigos  Imprimir este Post

Um Manifesto em Minas Gerais, sobre Concursos litrários e ineditismo de textos

Postado por Clevane Pessoa em 22/12/2009 23:02:00

Poetas:
Acabo de receber, da escritora Fátima Soares Rodrigues, que se identifica com endereço, abrir e repasso o desabafo abaixo.
Vou reler e ponderar.
Façam o mesmo -se o texto tocar algum alarme contra ou pro.É bom exercer a cidadania, e essa questão do ineditismo em concursos, dá muito "pano prá manga".O que não deve acontecer é a sociedade, a comunidade de poetas mineiros, no caso, principalmene, deixar o fato passar em banco sem discussão.
Interessante, reprensar sem extremismos, deixar o bom senso levar ao consenso.
No caso de um conjunto de textos que teria por resultado , por exemplo, a publicação de um livro, seria mais válido, caso a editora, a instituição prmotora desejassem um novo livro, com novos textos.Ainda assim , lembro aqui que o grande Drummond dizia que jamais escrevera um livro: apenas juntava o que escrevia aqui e ali, enfeixava textos . E ele fez grandes crônicas em forma de poemas, por exemplo, publicados em coluna de jornal e depois transformados em novo livro . A humildade do grande poeta em reconhecer isso em vida, trasnporta à questão dessa exigência.
Obviamente, também há que se pensar em autores que burilam , de tempos em tempos, um único bom texto e este percorre a temporada de concursos literários . Ainda assim , é um direito , o do livre arbítrio,a tomada de decisão:qual o próprio autor que tem direito de ir e vir, o seu produto literário também teria.
Sempre digo que concorrer e ser selecionado, precisa de três fatores : primeiro, que o texto seja bem escrito dentro das regras de um idioma escolhido , original, interessante. Depois , que tenha realmente a autoria de quem o envia. E também , que coincida com o estilo de eleição do jurado, com a vontade de um júri, cujos critérios o julgarão a menor ou a maior , em qualidade.E, depois ou antes de qualquer um dois três , claro, que obedeça ao regulamento criado.
Mas, em alguns casos, romper mesmices, pode ser o grande achado.Um poeta visual, por exmplo, que por ser artista plástico, em vez de palavras, ofereça, apresente formas...valeria menos ?
Claro que não .Inovar é sempre a alavanca para que as melhores coisas passem a acontecer, ao destruir barreira e conceitos arraigados... Lembrem-se da semana de Arte Moderna ! Leiam o Manifesto dos Poetas , que acabo de receber de Fátima Soares Rodrigues e argamassem suas opinões...


Um abraço natalino:

Clevane Pessoa

Apenas para ilustrar, lembro os poemas visuai de Iara Abreu, Tchello de Barros, etc...


"MANIFESTO DOS POETAS



O resultado do Concurso de Literatura Cidade de Belo Horizonte, deste ano, na categoria poesia, levanta uma discussão a respeito do verdadeiro interesse dos envolvidos na realização desse concurso. Desde que foi alterado o regulamento, várias incoerências permeiam o edital, confundindo os participantes e excluindo poetas de participarem do concurso, ainda que sejam desconhecidos no meio literário. Ora, reza o regulamento que o autor “não deverá ter nada publicado em qualquer gênero, em livro, jornal, internet”, isto é, a obra além de ser inédita (o que é exigência de grande parte de concursos), deve o autor também ser inédito. O regulamento deveria se restringir ao gênero em questão, no caso, poesia; porém, infelizmente, o regulamento exige um ineditismo do autor em todos os gêneros literários. Logo, o autor que tem a “infelicidade” de ter concluído qualquer curso superior, e, com isso, ter elaborado uma simples monografia, ainda que nada tenha relacionado com poesia, já é considerado um candidato impossibilitado de participar do concurso. Considerando que ensaio é um gênero, todos os candidatos agraciados neste ano com o prêmio não fazem jus ao prêmio, já que possuem textos diversos publicados, ferindo o regulamento desse concurso, logo, o resultado deve ser impugnado, já que centenas de poetas deixaram de enviar as suas obras por não se adequarem ao perfil exigido

É preciso que atenhamos ao fato de que esse tipo de autor a que o concurso se destina, simplesmente, não existe. Em pleno século vinte e um, com a alta tecnologia, internet com conexão até em celular, é simplesmente impossível que qualquer escritor, por mais desconhecido que seja, mesmo que nunca tenha ganhado um prêmio em literatura, não tenha absolutamente nada no papel ou na internet, pois, ainda que tenha sido agraciado com uma pesquisa na Feira de Ciências de sua escola, mesmo no ensino fundamental, já deixou de ser inédito, segundo o regulamento do concurso Cidade de Belo Horizonte. Não estamos afirmando que as obras enviadas não sejam inéditas, são. Porém, os agraciados é que não são inéditos conforme exigência do concurso.

É bom lembrar que em 1998, o Concurso Cidade de Belo Horizonte, categoria poesia, tendo à frente os jurados: Augusto Massi, Sérgio Peixoto e Heloísa Buarque de Holanda decidiram não premiar nenhuma obra de poesia dentre as mais de setecentas obras enviadas de todo o Brasil para o referido concurso. Embora houvesse diversas manifestações de poetas, principalmente, mineiros, a Fundação Cultural e os organizadores consideraram inquestionável a decisão dos jurados e mantiveram o resultado.

Inconformados com o descaso e a injustiça, os poetas decidiram lançar um manifesto no dia da premiação das outras categorias. Espalharam diversos livros de poesia na entrada do Teatro Marília, onde aconteceria o evento, obrigando a todos que adentrassem no teatro, a, literalmente, pisar as poesias, fato considerado pelos poetas com relação ao resultado do concurso.

Convocamos todos os poetas brasileiros a exigirem a anulação do resultado na categoria poesia e a modificação urgente do regulamento para o próximo concurso.

Fica, finalmente, a pergunta que não quer calar: qual é realmente o objetivo do Concurso Cidade de Belo Horizonte, na categoria poesia? Descobrir novos talentos, ou prestar contas no quesito cultura à prefeitura de Belo Horizonte?

Com a palavra, os organizadores."



Fátima Soares Rodrigues – Escritora"

CI: MG -1.074.716

Alameda dos Jacarandás, 711 – Bairro São Luís – Belo Horizonte (31) 3491-1713

Comentários (0)

Ver Comentarios deste Post  Comentar este Post  Enviar para  Amigos  Imprimir este Post

U2 em tempo real no virtual & McLuhan

Postado por Clevane Pessoa em 22/10/2009 00:17:00

Interessante a estratégia usada pela renomada Banda U2, para , de certa forma, homenagear seus fãs e atingir a um número imensurável de pessoas qe desejam assistir ao show de domingo, 25 e agosto:uma vez que a apresentação, na Califórnia, em Pasadena, esgotou a venda de ingressos-nada menos que 96 mil unidades, decidiram apresentá-la, a partir das 15:30 horas(horário de Brsilia, pois lá , começará às 20:30h) , em tempo real, pelo You Tube.

Sim , isso mesmo:todos que moram na Austrália, Brasil, Canadá, Coréia do Sul,Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Nova Zelândia, poderão ver o U2.E ainda haverá reprises-no You Tube e no site oficial da Banda.Pensamos que congestionarão os acessos, até porque é histórica tal apresentação :trata-se da primeira vez que um show assim , dessa proporção, é apresentado pela Internet em tempo real...


Paul Mc Guiness, que empresaria o U2, comentou que a extensão do show para além dos limites do estádio, é um desejo dos músicos, levando em condideração que muitos fãs cativos viajam , muitas ocasiões, longas distâncias para aplaudir seus favoritos. Assim a predição de Marchal McLuhan de que o Mundo é uma aldeia global, mostra-se completamente estruturada e passível de ser.

Neste Ano, essa transmissão de 360 Graus Tour pelo YouTube, será a penúltima.Depois, os artistas e seu staff gozarão merecidas férias até o ano que vem.

A propósito, McLuhan , com essa sinalização para uma "aldeia global", ajudou a combater a mesmice das velharias cotidianas de mundo velho demais, ou mesmo as acadêmicas, ao apontar os possíveis impactos na sociedade hodierna, causados pelos recursos midiáticos.

Considerado um precursor e inovador em estudos fez inferências notáveis e sérias a respeito dos noveis efeitos da comunicação na psiquê das pessoas, pela observação direta das suas interferências nas sensações humanas .Considera que os meios de comunicaçao são verdadeiras "extensões do homem"(*) .McLuhan chama de "próteses técnicas" a essas estratégias da mídia.

Sem dúvida, acompanhar um show desse porte pelo Youtube, em tempo real, é uma estratégia que seria quase impensável para o milênio anterior, embora , em todos os tempos, os grandes criadores-qual leonardo da Vinci-estivessem sempre tão à frente das concepções arraigads de suas próprias eras.

Se perder, lembre-se das reprises.É muito importante participar desse marco.Conforme diz o Poeta Claudio Márcio Barbosa, "o importante ter história, mas sobretudo, é importante SER História".E o U2 faz isso e faz história, sem importar se foi casa artista ou o empresário quem
tomou a importante decisão:ao aquiescer, mostram respeito e homenagem a seus inúmeros admiradores.

Vida longa à banda e seus artistas, a seu staff e empresário !

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Belo Horizonte, MG-Brasil

(*) Um de seus livros chama-se justamente "Meios de Comunicaçao como Extensões do Homem"

Comentários (0)

Ver Comentarios deste Post  Comentar este Post  Enviar para  Amigos  Imprimir este Post

antispam.br

7758905

11