ALB

REGINA TIEKO

IMORTAL

 

Regina Tieko

Cursou Ciências Sociais FFLCH- USP. Atua na produção de eventos e apresentação dos saraus desde 2008 e produz o Sarau Encontro de Utopias desde a sua formação, em 2009, hoje realizado no Espaço Mario Chamie, mais conhecido como Praça das Bibliotecas no Centro Cultural São Paulo. Apresenta-se na noite paulistana com repertório de MPB, sambas, jazz e blues.

Coordenou o Ponto Cultural Ocas exercendo funções de coordenação de múltiplas atividades em apoio a pessoas e coletividades socialmente excluídas, promovendo eventos, oficinas e workshops para essa população. Realizou e colaborou com saraus e oficinas em espaços para a população de rua. Trabalhou como produtora e coordenadora das atividades artísticas do evento Natal Solidário, evento realizado com o apoio de diversas entidades para a população em situação de rua, na Praça da Sé, em São Paulo (2009/2010 e 2011). Realizou saraus e oficinas de fanzine na Fundação Casa para adolescentes em conflito com a lei.

Atuou como colaboradora, produtora e apresentadora Sarau ´A Plenos Pulmões´ na Casa das Rosas, Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Desenvolveu também o Sarau na Adelpha, na Biblioteca Adelpha Figueiredo, no Pari, dentro do projeto Veia e Ventania ? Literatura Periférica, do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo. Produziu ainda o Sarau Femina Arte, de forma voluntária no Centro de Cidadania da Mulher, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria e em bares da Região do Butantã.

Participou como contralto no ´Coral Luther King´, Companhia Paulista Coral, Coral da ex Universidade Livre de Música, hoje Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim e do Grupo Língua Solta. Atualmenta canta nos Grupos Dona Yayá e Maria Antonia do Coralusp- Coral da Universidade de São Paulo. Cursou Locução no SENAC, e colocou sua voz em trabalhos de locução comercial e documentários. Concluiu o Curso de Mediação Cultural ? MASP - Museu de Arte de São Paulo (Escola do MASP). Participou ainda do curso Produção Cultural módulos I e II na SP Escola de Teatro e do curso de Gestão Cultural no MIS - Museu da Imagem e do Som. Possui experiência como produtora de eventos, tendo executado eventos variados e atuado na produção do Mestre em Cultura Popular Tião Carvalho.

Sua atuação em prol da difusão cultural e democratização de acesso à cultura lhe propiciou três Prêmios Zap, nas edições de 2010, 2012 e 2015, site de jornalismo e difusão cultural em formato de revista digital, prêmios estes referendados pela UNESCO. Atuou grupo de trabalho do Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca representando os saraus da cidade de São Paulo. Foi convidada para a banca do ProAC Saraus edições 2013 e 2014 ? concurso realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.