ALB

Alberto Afonso Landa Camargo Imortal cadeira 33 patrono: José Hilario Retamozo

Alberto Afonso Landa Camargo

nasceu em 15 de setembro de 1945 na pacata e acolhedora Santiago do Boqueirão, no Estado do Rio Grande do Sul, cognominada ´Terra dos Poetas´.

Romancista, contista, poeta, conferencista, é professor graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas, também graduado em Filosofia e Bacharel em Direito.

Coronel da Reserva da Brigada Militar (Polícia Militar do Rio Grande do Sul), onde trabalhou por trinta e seis anos e na qual ingressou em 1966, adquiriu gosto pelas legras desde a adolescência, o que mostra que as agruras da profissão policial, com seus embates contra o crime e o uso de instrumentos para o seu controle e combate, não são incompatíveis com a sensibilidade do escritor.

Publicou os livros ´Política e Polícia da Terrinha´, ´O Louco, o Tempo e Outras Estranhezas´ e ´Lua de Primavera´, todos de contos e participou de cerca de duas dezenas de antologias, organizador da ´1ª Antologia de Contos, Crônicas e Poemas´ da Fundação Brigada Militar, possui vários trabalhos técnicos publicados e editados na área da segurança pública, atuando nesta também como professor.

É o presidente da ´Academia Brigadiana de Letras´, na qual ocupa a Cadeira número um, cujo Patrono é o Poeta José Hilario Retamozo, também Patrono Perpétuo da entidade.

Reside em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Sua página na ALB

http://www.academiadeletrasdobrasilsp.com.br/imortais/alberto-camargo-I13