Saúde e Bem estar

Radioserra entra na campanha na luta contra o aedes aegypti

O mosquito é responsável pela transmissão dos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela

 

O país está travando uma luta contra o Aedes Aegypti, o mosquito, que pode ser encontrado em todos os Estados do Brasil, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya, febre amarela e casos de microcefalia em recém-nascidos, e sua proliferação é uma ameaça à saúde pública. Sua erradicação é difícil, pois ele se reproduz muito rápido e é necessário acabar com possíveis criadouros. São medidas simples, mas que, se cada um fizer sua parte, pode ser de grande ajuda para terminar de vez com os focos.

 

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Na RadioSerra - Centro Regional de Radioterapia, todos os pratinhos das plantas foram trocados por bases sem pratos e com rodinhas, foram colocados ralos com tampas que são abertos apenas nos momentos da limpeza e a equipe de limpeza foi instruída para deixar os baldes virados de cabeça para baixo após o dia de trabalho. Instruções que são seguidas à risca todos os dias pela auxiliar de serviços gerais, Daniele Dias.

 

Depois do período de incubação, que vai de quatro a 10 dias entre a picada do mosquito infectado e a manifestação dos sintomas, a doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, a estimativa é de que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção pela doença. Anualmente, 50 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves, e 21 mil resultam em morte. A dengue afeta mais de 120 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS.

 

A falta de conscientização é o principal obstáculo enfrentado nessa luta. O governo federal vem realizando campanhas de combate ao Aedes Aegypti, alertando para a gravidade das doenças transmitidas por ele. A iniciativa serve para estimular a população a evitar a proliferação dos mosquitos dentro de casa e nos locais onde vivem.

 

Mais informações sobre o corpo clínico e os serviços oferecidos pela instituição, bem como sobre as atividades específicas sobre o combate ao Aedes, podem ser obtidos na sede da RadioSerra - Centro Regional de Radioterapia, que fica localizada na Rua Dr. Sá Earp, número 309 ? Centro, pelo telefone (24) 2246-1724, no site www.radioserra.com ou no e-mail contato@radioserra.com.

 

SERVIÇO

RadioSerra - Centro Regional de Radioterapia

Endereço: Rua Dr. Sá Earp, número 309 ? Centro

Telefone: (24) 2246-1724

Site: www.radioserra.com

E-mail: contato@radioserra.com