Saúde e Bem estar

Alimentação nas férias

Férias! Tempo para relaxar, com horários mais flexíveis e alterações na rotina. Mesmo assim, não é momento de descuidar da alimentação. Manter-se ativo nesse período é essencial, já que o ócio é um convite ao consumo de guloseimas.
 
Aproveite o verão para programar uma alimentação saudável. Faça uma programação, garantindo que, além das refeições principais, sejam consumidos alguns lanchinhos. Procure comer menos quantidade e mais vezes por dia.
 
Algumas recomendações são importantes:
Hidratação: no calor, com a maior transpiração e o aumento da temperatura corporal, há uma necessidade maior de consumo de líquidos. Em primeiro lugar, opte por água e use como complementação a água de coco, suco de frutas, ou, até mesmo, as frutas ricas em água, como melancia, melão, laranja, entre outras. Procure não adoçar os sucos.
 
Em viagens, os restaurantes por peso podem ser uma boa opção para um consumo saudável. Procure compor um prato colorido, com arroz, feijão, verduras variadas e carnes magras. Caso opte por massas, escolha as variedades menos calóricas e com molho de tomate. Na sobremesa, dê preferência às frutas. Procure não consumir frituras ou pratos gordurosos. Tempere a salada com sal, vinagre ou limão e azeite, evite molhos cremosos ou industrializados.
 
Outra opção para adoçar a vida, além das frutas, é o consumo de sorvetes de frutas. Estão disponíveis no mercado alguns tipos de baixo teor calórico.
 
Eventualmente, lanches podem substituir refeições. Escolha lanches com pães integrais, carnes ou queijo magros e que contenham vegetais como alface, rúcula, pepino, berinjela curtida, cenoura e tomate. Evite a maionese. Iogurtes e frutas são boas opções.
 
Tome cuidado com os lugares onde são adquiridos ou consumidos os alimentos. Analise as condições de higiene. Cuidado com os alimentos a serem transportados para a praia ou parques. Mantenha alimentos que devem ser refrigerados sob refrigeração.
 
Nos passeios, leve um recipiente com legumes cortados como pepino, cenoura, salsão, erva doce ou tomates cereja. Esses legumes ajudam na hidratação e, pela quantidade de fibras, seguram a fome.
 
POR:
 
*Ana Paula Bazanelli