ALB

RENATO BAPTISTA

Renato Baptista - Vice Presidente

 

1 * Minha formação universitária é... Bacharel em Desenho Industrial e em Comunicação pela Universidade Mackenzie em São Paulo e Pós-graduado (Lato Sensu) em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, também em São Paulo.

 2 * Por 2 anos fui Professor na ESPM lecionando as cadeiras de Mercadologia 1 e 2 e Metodologia Científica.

 3 * Complementando o curriculum, vários cursos de especialização na área de Publicidade e Mídia.

 4 * Trabalhei por vários anos em Televisão, estando no SBT, na Abril Vídeo, na TV Gazeta, na Gazeta CNT e na Rede Brasil de Televisão, exercendo cargos desde Executivo de Atendimento até Diretor Comercial e de Merchandising.

 5 * Tive duas empresas, agências de propaganda, e um programa de TV de Televendas.

 6 * Trabalhei em empresas de Bus Door, e de mídia exterior em geral.

 7 * Na área de Marketing, fundei empresa de Captação de clientes na área da medicina e fui assessor de Marketing e comercial para várias empresas no segmento de marketing e publicidade.

 8 * Web - Trabalhei na implantação de sistemas operacionais para o Portal do Ronnie Von e criei o departamento comercial do mesmo, treinando equipes de venda.

 9 * Marketing Político * Campanha para políticos em eleições... Prefeitura no interior e um Deputado Federal por São Paulo.

 Maiores detalhamentos, podemos deixar para uma outra etapa.

 Literatura...

 Comecei a escrever aos 16, 17 anos (neto de avó poeta). Cresci vendo minha avó publicar seus livros e a acompanhava escrevendo seus sonetos. Vi Raquel de Queiroz, sua amiga, falando com ela sobre poesia e achava aquilo muito especial. Mesmo assim, aos 23, parei. Guardei todos os escritos numa gaveta junto com a minha inspiração. Meu momento era outro.

Em 2001, mais ou menos, conheci uma Senhora poeta que pediu que eu mostrasse tudo o que escrevi para ela. Ela NE incentivou a voltar a escrever e tempo foi passando e, lá por 2003, comecei a postar meus poemas antigos e outros novos nos sites de postagem existentes. Fui muito bem recebido e logo indicado para a AVBL e depois ajudei a fundar o Virtualismo Literário, um outro site que tinha como essência o estudo sobre literatura. Era uma nova escola.

Aos poucos essas instituições foram parando as atividades por vários motivos e os sites de postagem deixaram de ser um atrativo para mim, pois só viviam discórdia, jogo de egos, brigas intensas, ou seja, tudo o que não combinava com a beleza de um poema.

Montei meu próprio site e vários blogs... escrevia poemas, contos, crônicas, até que fui convidado a escrever crônicas esportivas em um enorme portal de torcedores de uma equipe de futebol do Rio de Janeiro. Haviam ali cerca de 20.000 membros na época e assim acabei produzindo um Ebook com histórias desses torcedores... gostei muito do resultado.

E aí chegou meu momento mais especial nessa área. Achei que se os sites não me serviam, eu deveria montar uma Rede Social própria e reunir escritores do mundo todo. O sonho se realizou e a ideia de reunir poetas com postagens e muita interação, e principalmente, estudar literatura com eles e formar pessoas iniciantes, tomou corpo e se tornou uma realidade. A Casa da Poesia se tornou conhecida e era muito atuante dentro do seu formato original.

O tempo foi passando e algumas coisas mudaram no panorama da web. O Orkut deu lugar para o Facebook e as pessoas correram para lá. Era uma ferramenta fantástica e inovadora, pois fez o mundo se tornar pequeno e as pessoas puderam se reunir e se achar de forma incrível. Era hora de mudar as coisas, e assim fiz um breve hiato.

Numa espécie de 1 ano e pouco meio sabático, repaginei a Casa da Poesia e a fiz renascer no Facebook. Um novo formato adaptado aos conceitos inovadores. O meu nome (bem conhecido no meio) junto com o da Casa da Poesia fez as adesões se multiplicarem mesmo eu tomando muito cuidado com quem seria aceito no grupo... assim, evitaríamos as eternas brigas que desmoronaram muitos sites anteriormente. O controle excessivo era um mal necessário naquele momento.

Do sucesso do Face para uma nova Rede Social com produtos diferenciados como, vídeopoemas, revistas virtuais, Ebooks, um programa quinzenal estilo Hang Out que debate sobre literatura e sempre entrevistando um membro do grupo ao vivo, foi um pulo.

Juntou-se a isso um projeto de editora que já está indo para a sua 4ª Antologia de Poesias, Contos e Crônicas.

Isso deu brilho ao trabalho de uma meninada nova que aos poucos vamos formando (um trabalho duro, de dicas diárias, revisão de textos, acompanhamento e tal). Conquistaram o sonho de estar num livro conceituado precocemente... e digo, a alegria deles, é a nossa satisfação.

Na Casa (site) estruturei um Departamento de Notícias que divulga diariamente para os leitores notas e notícias sobre TODAS as artes, não só Literatura.

Esse esforço teve partida na análise das postagens dos poetas na web em geral. Quase 90% dos posts, são acompanhados por pinturas, desenhos ou fotos. Por que não dar espaço aos artistas que produzem essas artes no nosso meio*... mas, essa é história para daqui um pouco. Está sendo criada.

 

SUA PÁGINA NA ALB-

http://www.academiadeletrasdobrasilsp.com.br/imortais/renato-baptista-I2