Papo Farpado

Quem esta Morto?

Conheci muitas pessoas de todas as classes sociais, de religiões diferentes, de pensamentos muito diversos aos meus e também iguais. Convivi com dor e luto, com injustiças. Muitas vezes eu mesma me perdi em dor, luto e revolta. Derramei lagrimas por meu filho e várias vezes por vítimas que nunca cheguei a conhecer. Abracei e conversei com pais e mães em dias muito difíceis, dias de perdas...  Tenho na memória cenas gravadas que fariam qualquer um desabar, fatos que estão gravados muito profundamente em mim.Recentemente uma frase me chamou a atenção em um filme que estava assistindo, e me fez refletir sobre algumas coisas que vivi nestes 17 anos em que me envolvi nesta luta de querer mudar as coisas, tanto na Lei Penal quanto a Redução da Maioridade Penal e apoiar as famílias de vítimas de violência.
 
Neste filme, quase no final a frase foi dita para um pai que perdeu a filha, interpretado pelo ator Will Smith: - "Nada está realmente morto se você souber olhar", eu pensei que tem muita verdade nesta afirmação, se refletirmos sobre ela. Como eu disse convivi com muitas pessoas nestes anos todos, de religiões diferentes e até gente como eu que perdeu a fé, todas sem exceção, até eu, acreditam que vão reencontrar seus filhos ou entes queridos.
 
Mas os que todas estas pessoas têm em comum, independente de suas crenças, acreditem, é que seus filhos e entes queridos são lembrados diariamente, o amor que os une está vivo. Sei é claro, que não existe a presença física e isso é muito difícil de lidar ou aceitar, mas todos estes filhos e entes queridos não estão realmente mortos ou perdidos para sempre.
 
Mas então quem está realmente morto?  Eu acredito que são os causadores de todas estas perdas, de toda esta dor, porque independente de se acreditar em um Deus ou em uma religião, existe uma coisa chamada "livre arbítrio" e todos tem a chance de escolher entre o bem ou o mal. Esta opção nunca foi negada a nenhum ser humano, a Bíblia deixa claro que nós podemos optar ao tomarmos uma decisão ou fazer uma escolha de como agir, mas também adverte em várias citações que nossas ações serão julgadas e haverá consequências.
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal? (1ª Pedro 2:16)
 
Muitas pessoas me perguntaram, neste tempo desde a morte do meu filho, porque eu não vou lá e faço justiça com as próprias mãos uma vez que eles (o assassino e o pai dele) estão perto de onde moro e que nunca realmente pagaram pelo crime e "vivem numa boa". Eu respondo: - "porque tenho o livre arbítrio de não ser como eles, de ser melhor que eles".
 
Eles vão enfrentar um dia o julgamento pelo que fizeram, sei que não foi aqui na Terra, mas um dia a conta virá e vai ser muito pesada. Eles sim estão mortos e nem sabem disso. Porque a consciência deles é morta, o arrependimento deles é morto. Eles se mataram na hora que decidiram cometer o mal e prejudicar tantas pessoas, porque uma vez que se tira a vida de uma pessoa, não se fere somente a vítima, mas toda uma família, amigos e até terceiros que acabam tendo contato com o que aconteceu.
 
Nos dez mandamentos diz: - "Não Mataras" e em "Êxodo 23:7". De palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo, porque não justificarei o ímpio? e ainda em Números 35:16, 17 e 18 diz que se uma pessoa ferir e tirar a vida de outra, homicida é, certamente o homicida morrerá. Deus deixou muito claro que ele nos criou e que somente ele pode decidir em que dia e hora vamos deixar está vida e muito mais claro ainda como será a punição para o que escolhe tirar uma vida.
 
Nossos filhos e entes queridos estão vivos no nosso amor por eles e este amor que nos une é como um imã que nos levará a eles é somente uma questão de tempo. Vamos reencontra-los com certeza.
 
Esta foi a minha reflexão sobre a frase, que está no filme "Beleza Oculta" e o tema é um pai que perde a filha por um tipo de câncer raro. Eu recomendo que assistam, pois eu tirei dele não só esta frase, mas muitas outras reflexões positivas.
 
Elizabeth Metynoski