Direito e Cidadania

Associação Comunidade em Ação na Prevenção - ACAP

ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE JOVEM EM AÇÃO NA PREVEÇÃO - ACAP
 
 
Constituída, aos 16/01/2020 as 19h30 a ACAP. Primeira geração de jovem transmissão vertical constituiu com uma diretoria composta majoritariamente por jovens a primeira Associação de acolhimento aos jovens vivendo, convivendo com HIV e diagnóstico recente na linguagem de jovens para jovens.
 
A Associação Comunidade em Ação na Prevenção - ACAP é a primeira Associação no Brasil formada e constituída pela primeira geração de jovens vivendo com HIV/aids de transmissão vertical, que tem como proposta principal acolher e promover o acesso à arte, cultura, educação, saúde e assistência social por meio dos programas, projetos e serviços disponíveis na rede de atendimento público e privado. Realizar ações e atividades com o objetivo de trabalhar o fortalecimento da autoestima, dos vínculos familiares, da cidadania, do protagonismo jovem, melhora da qualidade de vida e a inclusão social. Para isso utilizar a linguagem direta- de jovem para jovem - estabelecendo a empatia vivencial como instrumento de ação, garantindo um espaço de fala, escuta, e disseminação cultural dentro do ambiente hospitalar, propiciando, assim, uma maior qualidade de vida e o vislumbre de uma possibilidade para manutenção da mesma.
 
Nasceu da participação de um projeto Poder Jovem no Instituto de Infectologia Emílio Ribas  IIER, que acolheu esses jovens transmissão vertical, no período de 11 (onze) anos e no qual serviu de inspiração para Thiago Martins Domingues e sua parceira Renata Ferreira a idealizarem ACAP, com uma diretoria constituída só de jovens vivendo com HIV/aids de transmissão vertical.
 
O Projeto Comunidade em Ação na Prevenção vem ao encontro a toda e qualquer forma de preconceito quando coloca os jovens vivendo com HIV como protagonistas dos mesmos e os adolescentes convivendo com HIV como multiplicadores dessa corrente de informações.
Desmistifica a premissa de que o adolescente é "irresponsável" para com os cuidados com sua saúde quando trazem jovens (recém-saídos da fase adolescente) como detentores da informação a ser passada e quando fomenta nos adolescentes do território, a capacidade de se projetar como protagonista de suas histórias e não como produtos das desigualdades diversas que os atingem, buscando estratégias de superação para acessar informações, colocar em discussões suas dúvidas e angustia frente às ISTs, planejamento familiar, sensibilização dos conflitos familiares frente à diversidade de gênero, aceitação, e, sobretudo, traz a postura preventiva frente ao HIV e outras ISTs e
 
ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE JOVEM EM AÇÃO NA PREVEÇÃO - ACAP
 
um olhar livre de preconceitos e estigmas junto as pessoas que vivem com as sorologias positivas.
 
Diretoria da ACAP:
 
Diretor Presidente: Thiago Martins
Diretor Vice Presidente: Thalita Khesi
Diretor Executivo: Renata Ferreira
Coordenador Saúde em Prevenção: Diego Vieira
Diretor Financeiro: Natasha Braz Laranjeiras
Coordenador de Projetos: Caliane Araujo
Conselho Fiscal:
Aide Fagundes
Alberto Vieira
Anderson Correa
Evellyn Lira
Felipe Pinheiro
Jade Furtuoso
Conselho Consultivo: Os conselheiros consultivos são pessoas de referência do movimento HIV/Aids que se colocaram a disposição para darem suas contribuições dentro de suas competências junto aos jovens no desenvolvimento da ACAP.
Aline Ferreira - Loka de Efavirenz
Andrea Ferrara - GIV
Analice Flores - CRT/Aids
Cauê Bueno Neves- Músico/Cultural
Fabio Teixeira - Articulação Comunidade/ Juntos Podemos
Pierre Freitaz - Assistente Social e Ativista
Sandra Santos - Instituto de Infectologia Emílio Ribas
Sergio Rodrigues - Assistente Social e Ativista
Michel Marques - É de Lei
Vivi Teixeira - Articulação Comunidade/ Juntos Podemos
 
 
 
Parecer sobre ACAP 
 
Por: Sandra Santos

 

Há 15 anos, eu conheci os jovens de transmissão vertical, em um momento onde sobrevida dos adolescentes seria de até no máximo 14 anos e em meados de 2008 até 20 anos.

Então hoje neste cenário atual, com propriedade posso dizer que mediante a tantas barreiras, entre tantas perdas e a tão esperada adesão dos jovens ao tratamento clínico, podemos nos sentir felizes e juntos com todos que estiveram presentes e aos que não puderam vir, expressar a felicidade de poder compartilhar com vocês esse momento que além de conquista considero um momento vitorioso agregado de ressignificação.

Por toda nossa história de construção nesses 13 anos de convivência sou suspeita em falar sobre cada um deles vivendo ou convivendo, pois tenho orgulho de todos e sabemos a força que nos move, nos mantém juntos nessa caminhada e no início deste ciclo continuaremos juntos nesta luta.

 

Parabéns aos jovens dirigentes da ACAP Prevenção

 

Foto em parceria com a SOMPO SEGURO, foi o nosso dia do Brigadeiro Solidário ACAP, sede onde fomos acolhidos por toda equipe (Família), SOMPO nos acolheu com o olhar humanizado e com o comprometimento de responsabilidade social dentre elas três objetivos fundamentais de inclusão das ODS:

 
-  Empregabildade para jovens;
-  Inserção Trans no mercado de trabalho;
-  Ações de sustentabilidade para projetos voltados para jovens vivendo com HIV (ACAP)
 
Nossos agradecimentos para Sandra Santos pelo apoio e incentivo, Dre por nos apresentar a empresa, Adriana que nos deu a oportunidade de nos acolher nesse início de constituição da ACAP, Caio por nos acompanhar na Ação do Brigadeiro Solidário e todo funcionários da família SOMPO que contribuiu comprando os nossos deliciosos brigadeiro feito pela Chef de Cozinha Selma Oliveira.