Direito e Cidadania

Exposição Despertar a Criatividade Jogos Paralímpicos destaca a criatividade de deficientes intelectuais

Até o fim de novembro, quadros que retratam as modalidades das paraolimpíadas, realizados pelos atendidos da ADERE, ficarão expostos no Memorial da América Latina, em São Paulo.

 

Até o dia 29 de novembro, 23 quadros realizados pelos atendidos da Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (ADERE) estarão expostos à visitação no Memorial da América Latina. 

 

A exposição Despertar a Criatividade ? Jogos Paraolímpicos já passou pelo Rio de Janeiro, durante a realização dos Jogos Paraolímpicos de 2016, sendo apreciada por centenas de pessoas, no Salão Nobre do Arquivo Nacional.

   

As obras, da autoria dos jovens e adultos com deficiência intelectual, foram realizadas durante as oficinas que trabalham habilidades motoras, cognitivas, criatividade, organização, raciocínio lógico, convivência em equipe, dentre outras, todas significativas para a construção de uma autoestima fortalecida e de mais autonomia para a vida.

 

Paralelamente a esse trabalho, a questão da inclusão por meio do esporte foi amplamente discutida com os atendidos, tanto sobre as motivações que nos levam a vencer limites como o papel desses para-atletas como representantes do País, em um momento ímpar em que o Brasil sediou os jogos.

Outro aspecto que as obras trazem é a da sustentabilidade ambiental, que permeia todas as ações da ADERE. Por isso, os materiais utilizados para a realização dos quadros são recicláveis.

Para o público visitante, a exposição pretende mostrar a capacidade criativa de pessoas com deficiência intelectual, seu olhar estético sobre um tema importante, o respeito ao meio ambiente e o papel da sociedade em acolher e valorizar as diferenças como contribuições reais e sensíveis à construção de uma nação mais justa e igualitária para todos.

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de realizar oficinas de mosaico de papel com os atendidos da instituição, vivenciando novos aprendizados e experiências de inclusão social.

Publicação e Pauta Por Elizabeth Misciasci

Serviço

Até o dia 29 de novembro de 2016

Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo ? SP.

Entrada franca

Sobre a Adere

A Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos que nasceu da iniciativa de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, preocupados com o futuro de seus filhos que começavam a sair da infância. Criado em 1972, o projeto proporciona um atendimento global, o que inclui desenvolver hábitos e atitudes para a inserção no mercado trabalho. Por meio das diversas manifestações da Arte, traduzidas em oficinas de artesanato, dança, teatro, música, além do trabalho com o corpo e a mente, por meio de atividades físicas, exercícios e lutas marciais, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, os atendidos descobrem suas habilidades em um ambiente seguro e criativo, que, ao mesmo tempo, incentiva a autonomia. Uma parte dos beneficiados é capacitada para o mercado de trabalho e contratada por empresas parceiras da instituição. Outra parte desenvolve autoconhecimento, autoestima e sensação de pertencimento para que se sinta acolhida e capaz de conquistar seu espaço na família e sociedade. As peças artesanais e os acessórios para casa e escritório, realizados nas oficinas, assim como os pratos e doces feitos pelo projeto Adere Gourmet, têm o valor de venda destinado ao trabalho da instituição, que também conta com doações de empresas e pessoas físicas. Saiba mais, acessando o site: www.adere.org.br