Cultura e Lazer

Uso de bikes em São Paulo e Nova York, pesquisadores mostram como está e tendências pós-quarentena em live, terça, 24/8, 11h, no Youtube

Da Redação

 

O Painel da Segurança Viária organizará mais um encontro virtual na próxima terça-feira, em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, celebrado no dia 19 de agosto. A conversa contará com Marcel Mello, pesquisador pelo Instituto Cordial e Universidade de Brasília e por Suzana Duran Bernardes, pesquisadora da Universidade de Nova York. A mediação será realizada por Luis Fernando Villaça Meyer, Diretor de Operações do Instituto Cordial. Os dois analisarão dados georreferenciados sobre o uso de bicicletas compartilhadas nas cidades de São Paulo e Nova York, discutindo a possível tendência de mobilidade que está sendo observada em algumas cidades pelo mundo.

 

Como assistir

 

A live gratuita "Uso de dados em pesquisas para bicicletas" acontecerá na terça-feira, às 11h no canal do Youtube do Painel da Segurança Viária. O link para participação e compartilhamento é esse: https://www.youtube.com/channel/UCsWag4-9np4Ao1vsNsBWvgg

 

Por que é importante         

 

"As pesquisas mostram que, em diversas cidades do mundo, mais pessoas têm optado pela bicicleta, como uma forma mais segura de transporte durante a pandemia. Por nem todos terem acesso ao automóvel individual e terem receio de utilizar o transporte público, a bicicleta se tornou uma forma mais popular de se locomover pela cidade", explica Marcel, que compilou dados de diversos bairros da capital paulista relativos aos anos de 2019 a 2021.

 

Segundo o pesquisador, o uso de bicicletas compartilhadas tem várias nuances, como a utilização por entregadores de aplicativos, porém, este grupo não é o único que passou a optar por bicicletas durante a pandemia. ?Não são apenas as pessoas que precisam da bicicleta para trabalhar que optaram por esse veículo. Podemos perceber que mais bicicletas têm sido utilizadas para lazer, locomoção ao trabalho e mobilidade no geral. Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura optou por investir na malha cicloviária permanente ao invés de estabelecer obras temporárias?, comenta Luis Fernando Villaça Meyer sobre a cidade que, desde o fim de 2019, construiu cerca de 158 km de ciclovia.

 

Exemplo da Big Apple          

 

Para trazer mais evidências empíricas ao debate, o Painel da Segurança Viária contará com os números de Suzana Bernardes, que trará o exemplo da cidade de Nova York, onde as restrições da pandemia já foram atenuadas há mais tempo. "Com o avanço da vacinação, algumas cidades começaram a viver o cotidiano mais parecido com o momento anterior à pandemia. Porém, existem uma série de mudanças trazidas com o final do período de isolamento. Entender o caso de outras cidades tão complexas como São Paulo e se preparar, é um importante passo para evitar imprevistos", completa Luis Fernando Villaça Meyer.

            

Quem faz e por qual missão

 

O Painel da Segurança Viária, iniciativa realizada pelo Instituto Cordial ? com patrocínio de Itaú e Amobitec - busca criar espaços de discussão e desenvolver estudos no campo da segurança viária baseada em evidências, articulando atores e organizações para aprofundar o debate sobre as relações entre os sinistros de trânsito e as características do sistema viário das cidades, contribuindo para a orientação de políticas públicas e ações voltadas à mobilidade segura. Conheça detalhadamente o projeto em https://institutocordial.com.br/painelsegurancaviaria/

 

O Instituto Cordial é um think and do tank (centro de articulação e pesquisa) independente e apartidário que trabalha com ciência de dados, inteligência territorial e articulação intersetorial para fortalecer redes e basear tomadas de decisão públicas e privadas em dados e evidências.