Cultura e Lazer

Livro aborda o autismo pela perspectiva da mãe

Uma das criadoras da fundação Mundo Azul, dedicada a apoiar famílias que têm crianças com autismo, Denise Aragão conta sua trajetória com o filho autista, hoje com 12 anos

 

"Eu, meu filho e o autismo: uma jornada inesperada" será lançado no dia 13 de dezembro, terça-feira, no Rio Design Barra. O evento começa às 19h

 

?EU, MEU FILHO E O AUTISMO

Denise Aragão

160 páginas

R$ 39,90

Editora Reflexão

 

  

  "Eu, meu filho e o autismo" apresenta, de forma pioneira, o autismo sob a ótica da mãe , assim como seus desafios , dificuldades, alegrias e esperanças. A narrativa materna conduz o leitor de forma honesta e real às intempéries trazidas pelo autismo e, simultaneamente, apresenta toda a esperança e alegria com as pequenas grandes conquistas. Por meio dos relatos, é possível "sentir" pulsar o amor materno, visceral e incondicional.

 

  O livro é um manual para as famílias, constituindo luz e direção, em meio às sombras e incertezas trazidas pelo transtorno do espectro autista.  A trajetória de Denise Aragão, vivida com seu filho João Pedro, desde a descoberta do diagnóstico até os dias atuais, serve de bojo para constatarmos que, assim como diz a famosa canção, não existe topo de montanha alto o suficiente. Com amor e uma dose de paciência, nada é intransponível.    Transitando em um compilado de relatos de mães amigas, histórias vividas na própria pele e situações fictícias ? mas absolutamente verossímeis, "Eu, meu filho e o autismo: uma jornada inesperada" é uma oportunidade para que pais e parentes se reconheçam nos relatos, mas também para que interessados no assunto se aprofundem sobre o universo e o cotidiano de crianças, jovens e adultos autistas. Uma verdadeira lição de empatia.

 

 

Sobre a autora

Denise Fonseca de Jesus Aragão nasceu em 13 de Dezembro de 1972.Concluiu o curso de Formação de Professores em 1989 ,unindo assim, duas de suas grandes paixões : crianças e educação .Na universidade, a escolha pelo curso de Comunicação Social , com habilitação em Relações Públicas , foi decisiva na ideia da construção de uma sociedade mais justa e igualitária .O autismo surgiu em sua vida através do nascimento de seu filho caçula , hoje com 12 anos. Grandes desafios vieram à tona e, juntamente com eles ,novas perspectivas .A criação do Grupo Mundo Azul , em março de 2011 , foi fundamental para seu engajamento na causa autista . Ativista e militante na defesa dos direitos das pessoas com autismo , fez com que , em 2013 , Denise recebesse , em nome do Mundo Azul , a Medalha Pedro Ernesto , mais alta Comenda oferecida pelo Município do Rio de Janeiro , em reconhecimento às importantes ações realizadas pelo grupo . Da mesma forma , no ano seguinte ,  o grupo foi condecorado com a Medalha Tiradentes , Comenda oferecida pelo Estado .

Participa de diversos debates , palestras e congressos,  dividindo sua experiência com outras famílias e profissionais .No blog "Papo de mãe", onde já escreve há quase 4 anos , Denise  traz luz para a problemática da questão e oferece acolhida aos familiares de pessoas com autismo.

Publicação Por:

*Elizabeth Misciasci - Editora