Cultura e Lazer

Academia Internacional de Cinema abre nova turma para curso de documentário

Academia Internacional de Cinema abre nova turma para curso de documentário em sua unidade carioca.

 

Da Redação Revista zaP (Elizabeth Misciasci)

 

 

São Paulo, março de 2018 – O documentário, um gênero de destaque na produção audiovisual brasileira, é foco do curso que a unidade carioca da Academia Internacional de Cinema (AIC) realiza a partir de 17 de março. Um dos diferenciais do curso é justamente a produção de obras elaboradas no contexto do curso. É o caso de Alfredinho (produção de 2015), curta dirigido por Vitor Souza Lima, Marcelo Santos e Venâncio Batalhone. Em sua trajetória, a obra participou dos seguintes festivais nacionais e internacionais: CH Cinema Network Prize - 30º FIFF – Festival International de Film de Fribourg; Seleção Oficial - 26º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro; Seleção Oficial 10ª edição do Brasilcine na cidade de Estocolmo, Suécia; FIDÉ Brasil - Festival Internacional do Documentário Estudantil, em Curitiba.

 

Vale ressaltar que o gênero documentário também encontrou espaço para expansão após a publicação da Lei 12.485/2011, que determina que todo canal de TV Paga deve contar em sua grade com uma programação contemplando um mínimo de 3h30 de conteúdo brasileiro semanalmente, em horário nobre, considerando que metade desta produção precisa ser oriunda de empresas independentes. A Lei, de 2011, já traz reflexos no mercado. Segundo dados da Ancine, em 2015, foram registradas 3.284 horas de obras inéditas brasileiras independentes, sendo 32% de documentários. Em 2016, houve ligeira queda, mas deve-se considerar os momentos de turbulência política e econômica passados no Brasil. Foram 3.007 horas, com 68% de obras seriadas e 19% de longas-metragens, sendo 37% de documentários. Mesmo assim, nota-se o crescimento do gênero documental.

 

A proposta do curso da AIC é oferecer uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário. Com um programa abrangente, intenso, prático e reflexivo, o curso oferece as ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários.

Serão 112 horas de cursos, distribuídas em 16 encontros realizados aos sábados, período integral. Durante o curso, serão exibidos e discutidos filmes deste gênero de produção audiovisual. O objetivo é ampliar o repertório dos alunos, apontando em trabalhos de autores consagrados e marcos da história do documentário, as opções estéticas, éticas e de linguagem com as quais os alunos se defrontarão em seus próprios trabalhos práticos. A partir deste expediente, são articulados conteúdos como a pesquisa, roteiro, entrevista, observação, fotografia, direção, captação de som e edição. Essa dimensão expositiva, a cargo da disciplina Estruturas Narrativas, é acompanhada pelas disciplinas práticas de Roteiro, Entrevista, Fotografia, Som, Direção e Edição.

 

 

A Academia Internacional de Cinema (AIC), escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi fundada em 2004 pelo cineasta americano Steven Richter, pela jornalista brasileira Flávia Rocha e pelo administrador Adriano Diniz, tendo como sócio também o documentarista e professor Julio Wainer. A escola oferece mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da ideia à distribuição, com cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, além de dois cursos técnicos de formação profissional: Filmorks – Técnico em Direção Cinematográfica, e Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com infraestrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de seus treze anos de atividades, já produziu com seus alunos mais de dois mil e trezentos curtas metragens. Sua agenda de eventos inlui palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente. Uma lista completa de professores e cineastas convidados pode ser visualizada no www.aicinema.com.br.

 

 

Informações do Curso:

Início: 17 de Março

Sábados, das 09h30 às 17h30

Cargo Horária: 112h | 16 encontros.

Término previsto: 14/07/2018.

Até dia 17/03/2018 . 9x de R$ 474,33
5% de desconto à vista

End: R. Martins Ferreira, 77 – Botafogo – Rio de Janeiro.

*Desconto à vista válido apenas para pagamentos em boleto, cheque ou dinheiro.
**Desconto não cumulativo. Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.

*Ter no mínimo 17 anos
**Além das aulas aos sábados, os alunos estão sujeitos a realizar outras atividades durante outros dias da semana, tais como: gravação, edição e edição de som dos projeto

 

Inscrições pelo link: https://www.aicinema.com.br/curso/documentario/rio-de-janeiro-rj/17-mar-sab-integral/