Cultura e Lazer

A Jornada do Rinoceronte retrata a atual situação de uma espécie ameaçada de extinção

Livro de Érico Hiller será lançado em março e tem o apoio da Rino Com

 

No próximo dia 3, será lançado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o livro A Jornada do Rinoceronte, que retrata a atual situação dos rinocerontes, espécie ameaçada de extinção por conta da caça e do comércio ilegal de seus chifres.

A obra, de autoria do fotógrafo documental brasileiro Érico Hiller, tem o apoio da agência de propaganda e comunicação Rino Com, e mostra a partir de uma pesquisa de quase uma década, a situação atual da espécie, que segundo dados da ONG Save The Rhino, pode ser extinta da natureza até 2026. 

Durante a elaboração do livro, Hiller viajou por dois anos para países como Índia, Vietnã, Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Quênia para registrar o drama da caça furtiva deste animal que, segundo ele, ?representa a forma como tratamos a vida na Terra?. Trata-se de uma grande narrativa em imagens sobre a insensatez humana.

?Eis um ponto interessante, não é um livro sobre as belezas do rinoceronte, mas sobre o que as pessoas estão dispostas a fazer para matar o animal e depois vender partes de seu corpo no mercado negro. Isso pode fazer com que o rinoceronte chegue a uma rápida extinção e, após sobreviverem por mais de 50 milhões de anos, podem ter sua jornada interrompida no tempo de nossas vidas?, diz Hiller. O fotógrafo registrou imagens sensíveis, mas impactantes sobre pessoas que vivem o dia a dia dos rinocerontes, tanto dos que os protegem como o cenário da matança. 

Rino Ferrari Filho, presidente da Rino Com, e um dos apoiadores da obra, acredita que este é um trabalho fundamental para que a sociedade fique informada sobre o que realmente está acontecendo com a espécie pelo mundo. ?Nossa marca tem como ícone o rinoceronte, animal poderoso, símbolo de resistência e presente na comunicação desde os tempos das cavernas. "O trabalho combativo, apaixonado e competente do Érico, nos envolveu desde o seu princípio?, explica Rino.

O livro

Parte do valor arrecadado com as vendas de livros será doada para a causa dos rinocerontes, sendo direcionada para instituições que lutam pela preservação destas espécies no mundo. A proposta do fotógrafo é gerar reflexões e discussões por meio de seus trabalhos ambientais e humanitários. ?Meu grande objetivo é usar a força da imagem para seguir semeando minha mensagem adiante e chamar a atenção do mundo para assuntos como este?, afirma Hiller.

A obra, impressa em papel italiano Garda, tem 252 páginas, conta com 130 imagens e foi minuciosamente elaborada pelo autor juntamente com a Editora M?Arte. 

O autor

Érico Hiller atua como fotógrafo documental há doze anos e colabora com diversas publicações, como a National Geographic Brasil, Rolling Stone e Marie Claire. Em 2008 produziu um projeto sobre as tensões sociais e ambientais em grandes cidades dos países emergentes.